Como fazer um microscópio gastando 30 reais.

Posted by Administrador On quinta-feira, 6 de novembro de 2014 1 comentários
Mais um invento Simples e Genial!

Depois do garoto de 13 anos que descobriu uma forma mais inteligente de captar energia solar e do invento japonês que acaba com incêndios instantaneamente, que já vimos aqui chegou a hora de apresentar a mais nova invenção.

Um pós-graduando da Universidade Grinnel, dos Estados Unidos, descobriu como transformar o seu Smartphone em microscópio usando cerca de 30 reais!

E você também pode fazer o seu microscópio em cerca de 20 minutos!
Continue lendo este artigo para aprender.




Como fazer um microscópio usando Smartphone? 

Serão necessários:
3 parafusos de 4 1/2'' x 5/16''
9 porcas de 5/16''
2 porcas de orelhas de 5/16'' (porca "borboleta")
5 arruelas de 5/16''
1 plataforma de madeira para a base de 2 cm x 18 cm x 18 cm
1 plataforma de acrílico para o celular de 0,3 cm x 18 cm x 18 cm
1 plataforma de acrílico para os objetos de 0,3 cm x 7,6 cm x 18 cm
1 Lente de laser de caneta (ou duas, se quiser aumentar a ampliação)
Lanterna ou LED
Broca para perfurar
Régua



Veja como fazer a montagem passo-a-passo (ao final apresento um tutorial em vídeo, não deixe de ver):

1- Separe a lente de um laser

Compre um laser barato, daqueles em forma de caneta, que se encontra em lojas de R$ 1,99, e o desmonte completamente. Deixe a lente separada pois ela será utilizada para ampliar a imagem da câmera.

2- Faça marcações na plataforma de madeira

Na parte superior, meça 2 cm da borda de cima e da borda lateral para marcar um ponto de cada lado onde as retas se encontram, formando um quadrado com 2 cm de lado. Na parte inferior, marque somente um ponto para marcar o meio da plataforma, também a 2 cm da borda.

3 - Alinhe as outras plataformas na estrutura

Serão utilizadas duas plataformas de acrílico, uma para segurar a câmera e outra para os objetos que serão analisados. Empilhe a plataforma que sustentará a câmera exatamente em cima da plataforma de madeira. É necessário se certificar que as pontas estão alinhadas. Em seguida, coloque a plataforma que irá sustentar os objetos em cima de tudo, deixando-a 2 cm a frente das demais.

4- Perfure os pontos

Já que as duas plataformas de cima são transparentes, use a marcação feita na madeira para perfurar as três de uma só vez. Depois, no centro da parte superior da plataforma de acrílico que sustentará o celular, perfure um pequeno compartimento para a lente (retirada do laser da caneta), distante 2 cm da borda superior. Encaixe-a no buraco. Em seguida, na parte superior da plataforma de madeira, faça um buraco maior, porém mais raso, para encaixar a lanterna que você irá utilizar como fonte de luz. É preciso estar atendo para que a fonte de luz fique alinhada com a lente, que por sua vez irá se alinhar com a câmera do celular.

5- Faça a montagem

Encaixe parafusos em cada um dos três buracos na plataforma de madeira. Fixe-os com porcas e arruelas. Em seguida, encaixe porcas de orelha e mais arruelas nos dois parafusos da parte superior. Por cima, coloque a plataforma que sustentará os objetos, deixando um pouco distante da base. Coloque mais uma porca em cada um dos três parafusos e, finalmente, encaixe a plataforma de acrílico que sustentará o celular.

6- Finalize e Observe

Coloque o objeto a ser observado na plataforma do meio e alinhe a câmera do smartphone com as lentes até conseguir foco. Ao combinar duas lentes, obtêm-se um zoom de 325 vezes, sendo possível observar miudezas em nível celular.


Achou difícil? Não é não... e tem um tutorial em vídeo pra te ajudar a construir seu microscópio caseiro:

O criador afirma que sua intenção não é ganhar dinheiro com o invento, mas deixar a ciência mais acessível e trazer uma alternativa aos microscópios caros.

Genial, não?

E ainda é possível fotografar e filmar as suas observações!
Veja abaixo a imagem de células de cebola, fotografadas com um Iphone.



Gostou?
Siga-nos no Facebook e no Twitter para receber atualizações. ;)

Fonte: Galileu

1 comentários:

Hércia disse...

Gostei e é interessante! Como procederam para chegar ao valor de ampliação de 325 vezes?

Postar um comentário